top of page

Vanderlan da Silva Bolzani



Nascida em Santana do Parnaíba - PB, Vanderlan da Silva Bolzani cresceu cercada pela natureza, ainda pequena se apaixonou pela natureza, devido à paixão pelo vermelho e seu temperamento forte era conhecida como “pimenta”. Com 15 anos se muda para João Pessoa-PB, começando a trabalhar para ajudar os pais e estudando ao mesmo tempo. Mesmo com as dificuldades de conciliar trabalho e estudos, conseguiu se formar e foi aprovada no curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba.


Com sua paixão e admiração pela química e biologia, Vanderlan trocou o curso de medicina pelo de química, se formando em 1973 pela Universidade Federal da Paraíba. Hoje é reconhecida como uma das cientistas brasileiras de destaque internacional nas áreas de fitoquímica e produtos naturais.


  Ela tem uma longa e movimentada jornada acadêmica, vamos falar de alguns dos seus maiores feitos: mestre em Química Orgânica em 1977 pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), concluiu o Doutorado em 1982 também pelo IQ-USP, realizou o Pós-Doutorado no Instituto Politécnico da Universidade Estadual de Virgínia em 1992 a 1994, também foi bolsista de curto prazo pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst: Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) em Hannover na Alemanha. Em 2011 foi professora visitante da Université Pierre et Marie Curie em Paris e membro da World Academy of Science for Developing Countries em 2013 e também coordenadora do Membership Advisory Committee (MAC. 2018-2023). Fez parte do Conselho Superior da FAPESP (2018-2022), foi vice-diretora (2009-2012) da Agência de Inovação da UNESP e diretora durante o período de 2013 a 2016.


Em 2011 foi eleita para a Academia Brasileira de Ciências e a Academia Paulista de Ciência em 2012 onde é, atualmente, presidente, premiada com a Medalha Otto, em 2015 recebeu o Prêmio Kurt Politzer de Inovação Tecnológica. 

Gottlieb por suas contribuições com produtos naturais em 2017. Em 2019 foi eleita para a Academia de Ciências da América Latina, premiada com o Prêmio FESBE Defensora da Ciência em 2022



Um de seus maiores feitos é a pesquisa com biodiversidade à criação do Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE) em 1988 com mais duas pesquisadoras, esta pesquisa gerou mais de mil compostos obtidos de plantas e microrganismos, além disso, também é responsável pela criação da primeira base de dados brasileira de produtos naturais, a NUBBEDB. 








Participou da editoria de vários periódicos conhecidos da área, alguns são: Open Conservation Biology Journal Products (ACS), Journal of Ethnopharmacology (Elsevier, Scientific Advisory Board L 'oréal, Paris).


 “Isso é uma das coisas mais fascinantes da nossa área de pesquisa e, logicamente, como nós também fazemos parte do ambiente no qual essas substâncias são desenvolvidas, nós também podemos nos beneficiar delas.” -Bolzani.

Muitas de suas pesquisas foram na área de fitoquímica, estudo sobre substâncias das plantas, algumas podem ser princípio ativo de drogas como veneno ou medicamento, podendo ser usadas em tratamentos. É área de estudo de químicos, biólogos e farmacêuticos, parecem simples os primeiros passos dos estudos: extração, isolamento, purificação e identificação das estruturas químicas presentes na planta, mas cada passo é complexo e pode ter mudanças a qualquer momento durante o estudo.


Como uma cientista mulher, enfrentou dificuldades e preconceitos, a tornando determinada a contribuir com a valorização das mulheres e criou o Prêmio Carolina Bori SBPC, que homenageia cientistas renomadas e jovens talentos. Possui 325 artigos, 2 livros, 4 capítulos, um índice de h=68,17,724 citações e dois projetos internacionais sendo eles: Cooperação Internacional FAPESP/DAAD e FAPESP International Collaboration, além de 4 patentes.

         

Vanderlan foi, em 2021, a primeira e única mulher presidente da Sociedade Brasileira de Química, a primeira pesquisadora da América Latina a receber o título Fellow da Royal Society of Chemistry. É uma defensora forte dos estudos de fitoquímica, dos produtos naturais do Brasil e América do Sul e sendo muito rigorosa com seus métodos, foi indicada a fazer parte do Conselho Editorial da Journal of Natural Products do qual já é membro a 15 anos (2024).


Foi homenageada recentemente, em 2024, numa edição especial na revista da Journal of Natural Products da American Chemical Society (ACS).  


Ilustração representando os estudantes anteriories, atuais e pesquisadores de pós-doutorado orientados por Bolzani ao longo dos anos. Crédito: J. Nat. Prod. 2024.
Ilustração representando os estudantes anteriories, atuais e pesquisadores de pós-doutorado orientados por Bolzani ao longo dos anos. Crédito: J. Nat. Prod. 2024.

Atualmente Valderlan continua recebendo homenagens e citada por outros cientistas em pesquisas trabalha como professora no Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista, membra titular da Academia Brasileira de Ciência (ABC) orienta pesquisadores e continua realizando pesquisas voltadas para o estudo de peptídeos, moléculas, ligação de aminoácidos, antidiabéticos, neurotransmisores e antibióticos, mas a sua maior alegria é passar tempo com seus filhos e netos.


 “Seu primeiro contato foi em 1960, agora com idade completa setenta São sete décadas de uma história rica e opulenta Para nós mulheres que tentamos seguir os passos dessa pimenta Só nos resta dizer: Vanderlan, você nos representa!” -Krogh, Renata.
 

Referências Bibliográficas: 


BOLZANI, Vanderlan Da Silva. Biblioteca Virtual da FAPESP: Vanderlan da Silva Bolzani. FAPESP, 2025. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/10/vanderlan-da-silva-bolzani/. Acesso em: 05 abr. 2025. 


Núcleo de estudos e pesquisas de plantas medicinais: Estudo Fitoquímico. UNIVASF, 2019. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/phttp://www.neplame.univasf.edu.br/fitoquiacutemica.htmlesquisador/10/vanderlan-da-silva-bolzani/. Acesso em: 05 abr. 2025. 


STARIOLO, Malena. Journal of Natural Products publica edição especial em homenagem ao trabalho de Vanderlan Bolzani: Docente e pesquisadora recebeu reconhecimento de revista científica que é referência na área da química de produtos naturais por sua contribuição para o estudo da biodiversidade brasileira e seu papel como formadora de novas gerações de cientistas.. Jornal da Unesp, 2024. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2024/04/11/journal-of-natural-products-publica-edicao-especial-em-homenagem-ao-trabalho-de-vanderlan-bolzani/. Acesso em: 05 abr. 2025. 


UFU, Quiminas. História da Vanderlan da Silva Bolzani: história inspiradora da professora e pesquisadora Vanderlan da Silva Bolzani.. YouTube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VoPCaFr_IWc. Acesso em: 05 abr. 2025. 


Os Acadêmicos.. Edição especial de revista da American Chemical Society homenageia Vanderlan Bolzani. Academia Brasileira de Ciências, 2024. Disponível em: https://www.abc.org.br/2024/03/25/edicao-especial-de-revista-da-american-chemical-society-homenageia-vanderlan-bolzani/. Acesso em: 05 abr. 2025.


 

Pesquisa: Gabriela de Almeida Texto: Marwin Soares Damaceno Arte da Capa e do Instagram: Elidiane Goulart

 
 
 

Comments


  • Whatsapp verde
  • fc verde
  • you verde
  • ig verde

 ​  +55 (11) 99583-2747, Estrada da Campininha s/n, Bairro Campininha, Cabreúva SP,  CEP: 13315-000
CNPJ:32.256.519/0001-21

2025 © IJAPI 

Criado por Make Müler

bottom of page